Linceu e Hipermnestra

Dânao havia ordenado que as suas cinquenta filhas matassem seus maridos, os cinquenta filhos de Egito, na noite de núpcias. Dânao e Egito eram irmãos, porém nunca se entenderam. Os casamentos vieram de um acordo, que não agradava o pai das noivas. Os cinquenta filhos de Egito ameaçaram destruir Argos caso o matrimônio não se realizasse. Dânao não teve escolha, mas arquitetou um plano cruento para dar fim a essa ameaça. Então as núpcias se deram com toda a pompa, como queriam os filhos de Egito. Sequer desconfiavam que assombroso destino os aguardava.

Com o cair da noite, a festa terminou. Cada casal se dirigiu aos seus aposentos e, conforme o planejado, os moços foram sucumbindo, um a um, em seus leitos nupciais. No entanto, num dos quartos, Linceu, o mais belo dos filhos de Egito, não parecia ter pressa em deitar-se ao lado da esposa. Quando Hipermnestra, a formosa danaide, chamou-o para junto de si, procurando dissimuladamente o punhal sob o travesseiro, o jovem disse que não concordava com o que aconteceu. Não era certo um casamento ser regido sob a ameaça de armas, prosseguiu ele. Por fim, disse que, embora a beleza da jovem o tivesse encantado, jamais se deitaria à força com uma mulher que não o quer como marido. Dizendo isso, pegou uma coberta, e deitou sobre ela num canto do quarto e adormeceu.

Hipermnestra não conseguira pregar o olho. As palavras nobres de Linceu acalentou o ódio em seu coração, o amor se aninhou. Ela passou a noite em claro com medo que as irmãs descobrissem e viessem matar o jovem. As irmãs insensíveis, porém, após o crime, dormiam profundamente com a sensação de dever cumprido. Antes de raiar o dia, Hipermnestra acordou Linceu, contou-lhe tudo e o ajudou a fugir do palácio.

Pela manhã, quando Dânao descobriu que a filha não havia cumprido sua tarefa, ficou ensandecido. Agrilhou-a numa cela e, no dia seguinte, requiriu no tribunal a sua condenação à morte. Todos estavam contra ela: pai, irmãs, juízes e os que acompanhavam o julgamento. Desobedecer às ordens do pai era a maior infração às regras sagradas desde o início dos tempos.

Contudo, quando a sentença de morte ia ser proferida, a própria Afrodite apresentou-se diante do tribunal e disse:

– Mas o que vão fazer? – gritou. – Pode ser que estejam certos quanto à obediência que os filhos devem aos pais, mas existe uma força ainda maior. É a força universal do amor! Lembrem-se do primeiro casal do mundo: o grande Urano e a belíssima Gaia. Atente para o exemplo que nos dão: Gaia anseia por amor e Urano inunda a terra com a chuva que fertiliza. Gaia dá frutos, faz crescer as plantas e os animais, sem os quais os homens não poderiam viver. Olhem bem todos vocês, prestes a condenar uma moça que amou. Vocês só existe porque há amor. Se esse sentimento desaparecesse, toda a beleza do mundo se extinguiria!

Após ouvirem essas palavras aladas, todos que estavam ali presente, quem antes a consideravam culpada, concordaram com a inocência da bela danaide. Depois de liberta, encontrou vestígios de que Linceu estava a salvo. Toda a cidade festejou o triunfo desse amor.

Tempos depois, com a morte de Dânao, Linceu tornou-se rei. Graças a sua salvação é que tivemos a linhagem que trouxe ao mundo Perseu, e mais tarde, Hércules.

Hypermnestra, daughter of Danaus.

Hipermnestra, Biblioteca National da França

Referência:

STEPHANIDES, M. Teseu, Perseu e outros mitos. Trad. POTZAMANN, J. R. M. São Paulo: Odysseus, 2004.

Anúncios
Categorias: Curiosidades, Outros | Tags: , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Pensamentos Flutuantes

Entre devaneios e realidade, ideias ascendentes

%d blogueiros gostam disto: